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1º Dojo da disciplina de OO (1º sem. de 2017)

  • Data: 29/03/2017
  • Horário: 21:15
  • Linguagem: C#
  • Problema: O problema proposto foi a FizzBuzz: nele, você deve exibir uma lista de 1 a 100, um número em cada linha, com as seguintes exceções:
    • Números divisíveis por 3 devem aparecer como ‘Fizz’ ao invés do número;
    • Números divisíveis por 5 devem aparecer como ‘Buzz’ ao invés do número;
    • Números divisíveis por 3 e 5 devem aparecer como ‘FizzBuzz’ ao invés do número’.
  • Formato: Randori
  • Participantes: Adriana Diniz Ragazoni Bezerra, Augusto Nascimento Araujo, Breno Cupertino Dias, Bruno Nunes Santos, Daniel Guimaraes de Araujo, David Washington Fernandes da Silva, Diogo Oliveira Coelho, Ednalva Senhorinha de Oliveira, Felipe Albuquerque Patente, Felipe Assem Miconi, Felipe Correia Fischer, Fernando Hideki Yamamoto, Gabriel Emilio Lima Montibeller, Hudson Steel Silva Carvalho, Igor Ramos Goncalves, Igor Ramos Rocha Santos, Jefferson Yuiti dos Santos, Jonathan Damacena dos Anjos, Juliana Limetre Galarraga Lucas, Lincoln do Espirito Santo Frederico, Luciano Miguel de Lima, Luiz Guilherme da Silva Correia, Matheus Misumi Cimurro, Mauricio Ferraz Cassiolato dos Santos, Suele Oliveira Barbosa, Victor  Maciel, Vinicius Alves de Aquino e Ramon Chiara.
  • Código: GitHub

Narrativa

Esse foi o primeiro Dojo dessa turma. Assim, o professor começou explicando o que é um Coding Dojo, de onde surgiu, qual sua importância e como é a mecânica do mesmo (programação em pares, desenvolvimento orientado a testes, baby steps, troca dos papéis a cada 7 minutos, etc.). Logo após, foi usado o site DojoPuzzles para se escolher um problema. Depois de passar por uns dois ou três, a turma escolheu o do FizzBuzz.

Os primeiros testes foram implementados pelo professor como forma de apresentar o desenvolvimento orientado a testes (TDD – Test Driven Development) no C#. Após terminado o primeiro turno de 7 minutos, os alunos foram se revezando.

O professor manteve a turma atenta aos baby steps (programação em pequenos incrementos de código) pois, pelo fato da solução do problema ser bem trivial, a tendência de tentar resolvê-lo num único passo era bem grande. No entanto, todos entenderam bem a ideia e, conforme os testes iam avançando, os padrões para os múltiplos de 3 (Fizz) e para os múltiplos de 5 (Buzz) começaram a surgir. Com um pouco de paciência e persistência, o padrão para os múltiplos de 3 e 5 (FizzBuzz) também apareceu como sendo dos múltiplos de 15!

O tempo já estava no final e, apesar de termos conseguido criar a classe para verificar qual a saída deve ser retornada para um determinado número na sequência, a geração da lista de 100 números não foi feita. Relembramos que não havia problema pois, em um Coding Dojo, não há necessidade de irmos até o final. Após isso, foi feita a retrospectiva.

Fotos

Retrospectiva

  • O que deu certo? / O que aprendemos?
    • A quantidade de tempo foi adequada / 7 minutos / Tempo x3 / Paciência.
    • Experiência / Divertido / Dojo em si / Top / Parabéns professor, você é ótimo no que faz (obrigado 🙂).
    • Didático / Explicação / Passo-a-passo x2 / Preparação das aulas / Facilidade em entender a lógica / Permite ao grupo todo entender o programa / Entender que fazendo por partes achamos padrões / Método / Desenvolvimento / Ajuda muito no entendimento do código / Organizar as ideias.
    • Diminui a chance de erros / Seguro / Pontos de vista diferentes x2 / Programador pedir feedback do público / Pessoas perdem medo de mostrar seu código aos outros.
    • Dinâmica x7 / Interativo x3 / Iguala nível de conhecimento / Colaboração / Programar em 2 é muito bom x2 / Trabalhar em grupos/equipe x3 / Brainstorm / Participação / Exercício x2 / Aceitar a opinião do outro / Maneira diferente de pensar / Troca de experiência tanto técnica quanto lógica / Ajuda do professor.
    • Retrospectiva.
  • O que pode melhorar? / O que dificultou o aprendizado?
    • Tempo menor / Falta de tempo para mais / Muito tempo / Iniciar mais cedo.
    • Tempo poderia ser ou 5 minutos por pessoa ou 10 minutos / Tempo de 7 minutos por pessoa muito quebrado.
    • Podir ter maior complexidade / Sem if.
    • Não acho que a programação em dupla funcionou muito bem. A classe acabou ajudando mais / Agilidade no desenvolvimento / Lento / É mais lento que programar individualmente.
    • Vergonha dos alunos / Pressão dos alunos.
    • Falta pizza / Faltou comidinhas. 🙂

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